Páginas

10 de setembro de 2012

Comer Rezar Amar

Título: Comer Rezar Amar
Título original: Eat Pray Love
Autor: Elizabeth Gilbert
Nacionalidade do autor: americana
Editora: Objetiva
Lançamento: 2008
Número de páginas: 342


 O livro é dividido em três partes: Itália, Índia e Indonésia, mas vou começar pela Introdução.


O primeiro parágrafo do livro é uma curiosidade muito legal para os católicos que rezam todos os dias com um terço (a minha vó faz isso e quando é dia 13 de todos os meses ela reza 13 terços, sendo eles com as pedrinhas diferentes). A curiosidade é sobre a sua origem. Veja se tem alguma semelhança:
Quando você vai à Índia (...), vê várias pessoas usando contas em volta do pescoço. (...) Esses cordões de conta se chama japa malas. São usados na Índia há séculos, para ajudar os devotos hindus e budistas a se concentrarem durante a meditação ritual. O colar é segurado com uma das mãos e manipulado em círculo - para cada repetição do mantra, toca-se uma conta. Quando os cruzados medievais foram para o Oriente durante as guerras santas, viram fiéis rezando com esses japa malas, gostaram da técnica e levaram a ideia de volta para a Europa na forma do terço.
 Veja a semelhança entre um japa mala e um terço.


Não foi por acaso que ela começou a falar sobre o japa mala, e sim por ele estar muito envolvido com a organização do livro. O japa mala tem 108 contas e 108 é um perfeito múltiplo de 3, possui 3 dígitos, cuja soma da 9, que por sua vez é três vezes três e também é um número que representa o equilíbrio. Então, o livro está organizado como um japa mala, possui 108 relatos divididos em três países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha de tudo que eu falei?