Páginas

3 de julho de 2014

Rita Lee Mora ao Lado - o musical

Cartaz de divulgação do musical

Desde o primeiro momento que fiquei sabendo que ia ter um musical baseado no livro que Henrique escreveu com um compilado da vida da Rita Lee, eu fiquei contando os dias para ir ver.

Eu fui em um final de semana desses e estava muito curiosa para saber como a Bárbara ia contar a história da Rita. Quem seria a Bárbara Farniente, quais seriam as músicas que iam tocar. Mas uma certeza eu tinha: eu ia cantar todas as músicas o mais alto que pudesse.

Barbara Farniente com um de seus peguetes, Jorge Ben
O musical superou as minhas expectativas, apesar de umas pequenas desafinações da Mel Lisboa que estava interpretando a rainha do rock, Rita Lee. Não era apenas a Mel que estava idêntica à Rita, mas também outros atores teve uma enorme semelhança, com a ajuda do figurino, com os seus personagens. Os que mais fizeram sucesso foram Ronnie Von e a Hebe, que por um momento matou um pouco as saudades. Abrindo um parênteses aqui, vi uma vez uma exposição especial da Hebe, no Ribeirão Shopping em Ribeirão Preto - SP. Não sei se era uma exposição temporária, mas tinham roupas que ela usou em programas especiais, fotos e vídeos dela. Voltando pro musical. Além de Ronnie Von e Hebe aparecem também Caetano Veloso e Gilberto Gil, Elis Regina com seus filho nos braços e Ney Matogroso sensualizando. Todos cantaram suas músicas próprias sozinhos.

Hebe Camargo, Rita Lee e Arnaldo Baptista
Ronnie Von e os Mutantes














A Bárbara, interpretada pela Carol Portes, foi ótima com a inveja pela magrela e as jogadas de cintura caracterizada no livro que fazia ela conseguir tudo que queria. Ela tinha como dom o seu corpo atraente que seduzia os homens para ela obter tudo que ela queria. Ao contrário de Rita que tinha o seu dom artístico de cantar e tocar, o que a fez conquistar várias coisas também. 

O livro conta muitas histórias da Bárbara. Talvez o livro é dividido entre as histórias da Rita e as histórias da Bárbara. Mas as duas histórias sempre se entrelaçam e, como a Bárbara mesmo diz, lá está a Rita na vida dela, mesmo sem ela querer, a Rita sempre está participando da sua vida, mesmo a Rita não a conhecendo. 

Um exemplo desse entrelaçamento é um amigo em comum: Jimi Johny. Para Rita era só um cara que alugava o barco em Caribe, mas para Bárbara era uma relação mais íntima. Bárbara conheceu Jimi em um morro no Rio quando ela foi atrás de cocaína junto com o Cazuza, para a galera da Rita e ela fazerem o novo disco Saúde. Quase eles dois entraram numa fria, mas Jimi foi o heroi. Depois Bárbara ficou sabendo que Jimi já conhecia Rita das vezes que ela ia para o Caribe com Roberto e as crianças.

Rita Lee, ops.. Mel Lisboa, mostrando que encarnou a rainha
Como falei antes, a peça teve várias adaptações e cortes que gostei muito. O livro tem mesmo a liberdade de poder ser mais detalhado, mas no teatro as coisas devem ser mais dinâmicas. Uma das adaptações que gostei bastante foi a cena do momento das mortes. As mortes não aconteceram uma após a outra, mas da forma que fizeram gostei muito e também a música "Coisas da Vida" de fundo deu um clima mega triste e reflexivo que era mesmo a situação.

Outra mudança boa foi como a história era contada. No livro são relatos que Bárbara escreveu, algo simples. Mas no musical Bárbara conta a história toda para convencer o segurança de um dos show da Rita Lee deixá-la entrar pelas portas dos fundos. No livro Bárbara tentava, desde o começo, ver a magrela cantando ao vivo, mas sempre acontecia alguma coisa que não dava para ela ver. Ela já conseguiu entrar pelas portas do fundo do teatro, para a gravação do programa Jovem Guarda, com a ajuda do Erasmo Carlos, mas ela não podia ficar na lateral e assistiu pela TV em um camarim. E no musical, ela contou tudo ao segurança. Se ele não estava convencido ainda, ela contava mais e assim rolava mais cenas.



Corre que a peça ainda está em cartaz!
Onde? Teatro das Artes - Shopping Eldorado, São Paulo
Quando? De sexta à domingo
Onde comprar? Na bilheteria do teatro ou Ingresso.com

Eu iria de novo muito fácil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha de tudo que eu falei?