Páginas

1 de agosto de 2009

O Restaurante no Fim do Universo - Douglas Adams

Título: O Restaurante no Fim do Universo
Título original: The Restaurant at the End of the Universe
Autor: Douglas Noël Adams
Nacionalidade do autor: britânica
Editora: Sextante
Lançamento: 2004
Número de páginas: 229


É da série "O mochileiro das Galáxias" que por sinal é o nome do primeiro livro. Esse é o segundo livro do total de cinco. Eu já li o primeiro alguns anos atrás. O bom é que tenho um amigo que tem a série inteira. Mas acabei comprando o terceiro da série. Não resisti pelo preço que estava. Se ainda tiver os primeiros e os outros, depois eu vou lá comprar.
É um livro muito engraçado e que desperta a nossa imaginação, pelo menos em mim, fico imaginando as situações mais normais, ou não, que aparecem durante o livro, por exemplo, ser atacado por naves vogons que fazem as coisas por pura intuição ou por obrigação. Ou elevadores falantes e depremidos. Então vou colocar techos dessas situações "normais" que mexe com a gente. Bom aproveito!

O livro começa com uma perseguição. Depois começa a falar de um "país" que só tem uma cidade e lá tem a editora do livro "Guia do Mochileiro das Galáxias." E aí ele faz um comentário sobre o tal livro.
É um dos mais notáveis e certamente dos mais bem-sucedidos livros já publicados pelas grandes editoras de Ursa Menor - mais popular do que "A vida Começa aos Quinhentos e Cinqüenta, mais vendido que A Teoria do Big Bang¹ - Uma Visão Pessoal de T. Eccentrica Gallumbits ( a prostituta de três seios do Eroticon 6) e mais controvertido do que o último best-seller de Oolon Colluphid, Tudo o que Você Nunca Quis Saber sobre o Sexo mas Foi Forçado a Descobrir.
É bom lembrar ainda que, em muitas das civilizações mais tranquilonas da Borda Oriental da Galáxia, esse livro já substitui a grande Enciclopédia Galáctica como repositório-padrão de todo o conhecimento e sabedoria, pois apesar de conter muitas omissões e textos apócrifos, ou pelo menos terrivelmente incorretos, ele é superior à obra mais antiga e mais prosaica em dois aspectos importantes. Em primeiro lugar, é ligeiramente mais barato; em segundo lugar, traz impressa na capa, em letras garrafais e amigáveis, a frase NÃO ENTRE EM PÂNICO.
E dá pra perceber o quanto o livro quer se parecer com a vida que temos, colocando nomes assim, digamos, sugestivos. =p

Esse livro é todo cheio de mensagens subliminares e indiretas. 
Enfim, esse foi o primeiro post dentre alguns que vai ter sobre esse livro.

Até a próxima.

¹ Bang tem um duplo sentido em inglês: pode ser uma "explosão", de onde big-bang, a grande explosão que muitos físicos acreditam ter dado início ao Universo, mas é também uma gíria para "trepada".

2 comentários:

  1. Li seu post até o segundo parágrafo. Não vou ler o resto pq eu já li O guia do mochileiro das galáxias tb, adorei, e pretendo ler o segundo. Então não vou estragar as surpresas.

    ResponderExcluir
  2. Juliana. já que você quer ler, tem ele vendendo na livraria da rodoviária por R$ 20,00. Achei barato, não resisti e comprei o terceiro da série. :D

    ResponderExcluir

O que você acha de tudo que eu falei?