Título: A ética dos Hackers e o espírito da era da informação
Título original: The Hacker Ethic and the Spirit of the Information Age
Autor: Pekka Himanen
Nacionalidade do autor: finlandês
Editora: Campus
Lançamento: 2001
Número de páginas: 200
Título original: The Hacker Ethic and the Spirit of the Information Age
Autor: Pekka Himanen
Nacionalidade do autor: finlandês
Editora: Campus
Lançamento: 2001
Número de páginas: 200
Começando mais um livro. Esse um pouco nerd.
Tem prefácio de Linus Torvalds e pósfácio de Manuel Castell. Ao todo têm sete capítulos.
O título já resume um pouco o que trata o livro. Então vou falar do prefácio primeiro.
Alguém que realmente é computeiro sabe quem é o Linus Torvalds e para aquelas pessoas que são adeptas aos softwares livres idolatra esse cara. (Ou não!) Ele é simplesmente o cara que fez o Linux. Agora sim dá para ligar uma coisa na outra por causa do nome.
No prefácio ele fala da Lei de Linus, e até brinca com o jeito modesto dele de colocar o nome dele nas coisas que faz. Essa lei diz que têm três motivações necessárias, são essas sobrevivência, vida social e diversão. Tem pessoas que prezam mais pela sobrevivência e outras mais pela vida social, mas o bom hacker importa mais é com a diversão. Veja o que ele diz da diversão.
E, com certeza, a busca por diversão é um desejo forte. Você provavelmente não quer morrer de vontade de brincar com o seu Nitendo, mas pense só na expressão “morrer de tédio”: algumas pessoas certamente prefeririam morrer a ficar eternamente entediadas. É por isso que há pessoas que pulam de aviões em perfeito estado só pela emoção, para afastar o tédio.
Esse Linus era apaixonado pelo que fazia. Tanto que as vezes parava de fazer o Linux e ia ficar fuçando no computador. É muita paixão mesmo. (mode on: Hebe) Ele é uma gracinha. (mode off: Hebe)
Ótimo livro. Recomendo a leitura a todos aqueles que são apaixonados pelo que gostam de fazer e pelo conhecimento!
ResponderExcluirOlá, preciso comprar este livro para produção do meu trabalho de conclusão de curso mas não tenho encontrado ele para venda. Você teria interesse em vender o seu? Obrigado! :)
ResponderExcluirDesculpe na demora pela resposta, mas o livro não é meu. Peguei ele na biblioteca da minha faculdade. Veja se você não encontra em uma biblioteca da sua cidade.
ExcluirAté mais,