Páginas

20 de maio de 2009

O último infelizmente...

Depois de dezenas de posts sobre o "Breve História de Quase Tudo", este vai ser o último. Não tem mais trechos, só vou falar umas considerações finais.

Para um livro grande desses, ter erros de concordância, por causa da tradução, é um pouco banal. Mas não é muito bom ver que a pessoa que traduziu não sabe bem o português. Ou faltou alguma revisão antes de mandar para a editora, mas enfim, não tem tantos assim. Sempre quando olhava um, não gostava, porque eram erros tolos, que podiam ser facilmente corrigidos. Um exemplo.

"Felizmente, foi a corrente à qual pertencíamos, e ela evoluiu para um família de protomamíferos conhecida como terapsidas."

Confesso que não li o livro inteiro, pois já estava cansada de ler, ler e não terminar nunca, ainda mais que eu só tinha tempo pra ler quando eu ia dormir e eu já estava morrendo de sono e aí não rendia quase nada.
Mas eu dei uma olhada no que falavam os outros capítulos. Pelo menos eu li o máximo que eu consegui, ficaram faltando só 6, num total de 30.
Em um deles fala da quantidade de seres vivos que a gente conhece e, falando mais em planta, o quanto é difícil de classificá-los e nomeá-los. Tem uma espécie de relva que recebeu vários nomes por ser difícil perceber que sempre era a mesma. E fala do Lineu que contribuiu bastante com a taxonomia.
Um outro capítulo é dedicado inteiramente às células. Afinal, são elas que fazem tudo por nós e como diz o Bill Bryson: "E durante toda a sua vida você jamais agradeceu a uma delas que fosse." Nunca é tarde para agradecer, não é mesmo!? Aproveite agora!

Então é isso.

Próximo post vai ser falando um pouco do autor do livro.


Bjosmeligapqeutosemcredito.

2 comentários:

  1. Po... 30 capítulos?
    Considerando o tema, eu teria parado na metade.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava achando divertido, mas eu já estava cansada mesmo :H

    ResponderExcluir

O que você acha de tudo que eu falei?