Páginas

7 de maio de 2009

Comédia da Vida Privada Científica.

Se você se acha o excluído, depois de ler a história desses dois, vai perceber que você ainda tem chances.


"Clair Patterson morreu em 1995. Ele não ganhou prêmio Nobel por seu trabalho. Geólogos nunca ganham. O mais intrigante é que ele não ficou famoso, e seu meio século de realizações regulares e cada vez mais altruísta não recebeu muita atenção. É bem possível que ele tenha sido o geólogo mais influente do século XX. No entanto quem é que ouviu falar de Clair Patterson? A maioria dos livros didáticos de geologia não o menciona. Dois livros populares recentes sobre a história da datação da Terra chegam a grafar errado seu nome. No início de 2001, um resenhistas de um desses livros, na revista Nature, cometeu o erro adicional e um tanto espantoso de achar que Patterson fosse uma mulher."







Em um capítulo falando sobre água, oceanos e tantas coisas mais, começou falando de uma dupla - bastante aventureiros, por sinal - que começou a estudar o fundo do oceano. Construiram tipo uma "cápsula" e cada vez batiam mais recordes de profundidade que conseguiam alcançar.
O nome da dupla é Charles William Beebe e Otis Barton*. Quem bancou a produção da "cápsula" foi o Barton, mas sempre quem levava a fama, por isso e por mais coisas, era o Beebe. Vai ver que era por causa do sobrenome bonitinho.



"Após o recorde de profundidade em 1934, Beebe perdeu o interesse no mergulho e se entregou a outras aventuras, mas Barton preservou. Num gesto louvável, Beebe sempre dizia para quem perguntasse, que Barton era o verdadeiro cérebro responsável pelo empreendimento, porém Barton parecia incapaz de sair da obscuridade. Ele também escreveu histórias emocionantes de suas aventuras submarinas e chegou a estrelar um filme de Hollywood chamado Titans of the deep [Titãs das profundezas]. O filme mostrava uma batisfera e muitos encontros empolgantes e em grande parte ficcionais com agressivas lulas-gigantes e outros monstros. Ele chegou a fazer propaganda dos cigarros Camel. Em 1948, um mergulho de 1370 metros no oceano Pacífico, perto da Califórnia, aumentou o recorde em 50%, mas o mundo parecia determinado a ignorá-lo. Um resenhador de jornal de Titans of the deep chegou a pensar que o astro do filme fosse Beebe. Atualmente, é uma sorte quando Barton chega a ser mencionado."



Às vezes, não adianta, tem gente que não nasceu para ser famosa.


*Eu não consegui achar algo legal falando dele pela net, como eu achei do Beebe, mesmo sendo pouco.

2 comentários:

  1. Que sacanagem!
    Por isso que eu digo: "os nerds sempre se fodem!" rs
    É sério! só por aí a gente já tira que dirá na vida cotidiana nossa...absurdo!
    Bjos linda

    ResponderExcluir
  2. Como assim os nerds sempre se fodem? Os nerds dominam o mundo!

    ResponderExcluir

O que você acha de tudo que eu falei?