Páginas

15 de maio de 2009

Comédia da Vida Privada Científica.

Em um capítulo que começa falando sobre o ser humano ter tomado uma decisão precipitada de sair da água - onde tem 99,5% e relação a volume habitável - e preferiu ser terrestre.
Depois começa a falar o quanto é maléfico o homem mergulhar distâncias profundas, causando uma séria doença por causa da forte pressão que tem lá embaixo.
E depois disso tudo começa a falar de um pai e um filho que estudou como as pessoas poderiam não sofrer com a doença da descompressão.

"Grande parte do que sabemos sobre a sobrevivência nos extremos se deve à dupla extraordinária de um pai e filho formada por John Scott e J. B. S. HAldane. Mesmo pelos padrões rigorosos dos intelectuais britânicos, os Haldane eram a excentricidade personificada. O Haldane pai nasceu em 1860 em uma família aristocrática escocesa (seu irmão foi o visconde de Haldane), mas passou a maior parte da carreira em relativa modéstia como professor de fisiologia em Oxford. Era famoso pela distração. Certa vez, sua mulher mandou-o ao andar de cima se vestir para um jantar. Como ele não voltasse, ela subiu e descobriu que ele estava dormindo na cama de pijama. Ao ser despertado, Haldane explicou que, enquanto se despia, pensou que já estivesse na hora de durmir. O que ele considerava férias era viajar à Cornualha para estudar as tênias em mineiros. Aldous Huxley, o romancista neto de T.H. Huxley, que morou com os Haldane algum tempo, parodiou-o um tanto impiedosamente, como o cientista Edward Tantamount no romance contra ponto"

Mas o senhor Haldane gostava mesmo era dos efeitos de gases tóxicos sobre o corpo humano.

"Para entender mais exatamente como vazamentos de monóxido de carbono matavam os mineiros, Haldane metodicamente se envenenou, extraindo e examinando com cuidado sua própria amostra de sangue. Só parou quando estava à beira de perder o controle muscular e seu nível de saturação do sangue atingira 56% - um nível, como observa Trevor Norton em sua divertida história do mergulho submarino, Stars beneath the sea [Estrelas sob o mar], a uma fração da letalidade certa."

"Em outra ocasião, enquanto se envenenava com níveis elevados de oxigênio, Haldane sofreu uma convulção tão grave que fraturou várias vértebras. Pulmões contraídos eram um risco rotineiro. Tímpanos perfurados eram bem comuns. No entanto, como ele mesmo observou, em tom tranquilizador, em um de seus ensaios, 'o tímpano geralmente se recupera; e, se nelepermanecer um furo, embora se fique um pouco surdo, pode-se expelir fumaça de tabaco pela orelha em questão, o que é uma realização social."

O cara era feliz desse jeito. =p

"O extraordinário nisso tudo não era que Haldane estivesse disposto a submeter-se a tamanho risco e desconforto em prol da ciência, mas que não tivesse a menor dificuldade em convencer colegas e pessoas queridas a também entrarem na câmara. Numa descida simulada, sua esposa sofreu certa vez uma convulsão que durou treze minutos. Quando enfim ela parou de se sacudir pelo chão, Haldane ajudou-a a se levantar e mandou-a para casa a fim de preparar o jantar." Dogão é mau.

Tem mais um monte de parágrafos falando das maluquices que ele fez. Gostaria de colocar tudo, mas tenho quase certeza que ninguém vai ler. Quem não ler, não sabe o que está perdendo. Eu me diverti muito lendo esse livro. Ainda mais que ele é informacional e humoristical =p

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha de tudo que eu falei?