Páginas

26 de janeiro de 2009

Os Miseráveis



Título: Os Miseráveis
Gênero: épico, ficção histórica e romance
Autor: Victor Hugo - adaptação de Walcyr Carrasco
Nacionalidade do autor: Victor Hugo - francês; Walcyr Carrasco - brasileiro
Editora: FTD
Lançamento: 1998
Número de páginas: 154 páginas





O livro que eu li era uma adptação de Walcyr Carrasco para adolescente, com o objetivo de entender melhor a história, sem aqueles dialetos complicados da época. A história conta sobre a vida do personagem principal Jean Valjean.

“Os Miseráveis”, é um romance que se situa nos finais do século XVIII até meados do século XIX. Neste espaço de tempo deram-se muitos acontecimentos históricos, tal como a “Revolução Francesa” e a “Batalha de Waterloo” entre outros.
A figura que se destaca em toda a história (personagem principal) é a de Jean Valjean, preso por ter roubado um pão para alimentar a família e que em consequência da sua tentativa de evasão, viu a sua pena permutada para trabalhos forçados nas galés. Um dia Jean Valjean é libertado dessa pena e posto em liberdade.
Depois de ter vagueado durante vários dias, numa noite chega a Digne. Ele encontra uma mulher que lhe indica a casa do Bispo Myriel de Digne para lhe dar guarida. Depois de ter ido em várias casas e ninguém lhe deu o abrigo que precisava. O bispo recolheu-o, deu-lhe de comer e guarida por uma noite.



-Meu nome é Jean Valjean. Cumpri pena como forçado das galés por dezenove anos. Há quatro dias fui libertado. Vou para Pantalier, que é o meu destino. Estou caminhando há quatro dias. Cheguei quase ao anoitecer. Fui a uma estalagem. Mas não quiseram me hospedar. Quando cheguei, tive de apresentar meu documento na Prefeitura, como é obrigatório. E o estalajadeiro descobriu quem sou. Fui a outra e me expulsaram. Bati até à porta da cadeia e não consegui abrigo. Entrei na casinha de um cão e fugi debaixo de mordidas. Estava deitado em um banco da praça, quando uma senhora me apontou sua casa e disse para eu bater à sua porta. Que é isso aqui? Uma estalagem? Eu tenho dinheiro para pagar. É o dinheiro que ganhei em dezenove anos de trabalhos forçados. Estou exausto e faminto. Posso ficar?


Durante a sua estadia, Jean Valjean reparara no móvel do quarto do bispo, pois nele se guardavam os castiçais e faqueiro de prata. À noite quando todos dormiam Jean Valjean levantou-se, pegou no faqueiro de prata e foi-se embora com ele. No dia seguinte, bate à porta do bispo um grupo de três policias, que vinham acompanhados por Jean Valjean, apanhado por estes. Levaram-no a casa do bispo para entregar o faqueiro e certificar-se de que a história do Jean Valjean correspondia à verdade. Para espanto deste, o bispo não o acusa e ainda lhe oferece os dois castiçais de prata, dizendo perante os policias que se tinha esquecido de os levar. Os policias libertam-no. A partir deste episódio, Jean Valjean torna-se uma pessoa boa.

Com o faqueiro de prata monta uma fábrica de imitação de azeviche inglês e de avelórios pretos da Alemanha, tornando-se num homem muito rico e importante. Mas possuindo uma outra identidade.

Numa ocasião conhece uma ex-empregada da sua fábrica de nome Fantina (que por força das circunstâncias se tornou prostituta), prometendo-lhe trazer de volta a sua filha deixada aos cuidados dos Thénardier, donos de uma taberna, explorando a criança de forma desumana e a mãe também. Entretanto a mãe morre e para agravar as coisas, Jean Valjean começa a ser perseguido pelo inspector de polícia, Javert.

Jean Valjean tendo conhecimento do julgamento de um homem chamado Jean Valjean, parte para Arràs. (Nesta fase, depois de se ter capturado o presumível Jean Valejean, Javert deixara de perseguir a nossa personagem). Sabendo que o homem era inocente, Jean Valjean, já no tribunal diz que ele é o próprio, e que o homem é inocente.
Desde o encontro com o bispo, era outro homem. Vendeu a prataria . Guardou os castiçais como lembrança e se dedicou a uma vida honesta. Atravessou a França. Quando chegou a Montreuil-sur-Mer, teve a idéia que revolucionou a indústria local. Tornou-se rico. Tinha dois únicos pensamentos: ocultar seu nome e santificar sua vida. Ou seja, escapar dos homense dedicar-se a Deus. Fazia da caridade seu maior objetivo. Mas agora estava diante de um drama de consciência. Podia permitir que um inocente fosse condenado em seu lugar? Se o fizesse, todas as suas boas ações até agora não teriam sentido. Mas se denunciasse a si mesmo, seria preso. Ao mesmo tempo, pensava em Fantine. Era sua oportunidade de redimir uma alma entregue ao desespero.
Novamente preso, é feito forçado nas galés. Mas depois de cair ao mar, consegue escapar, tendo a polícia pensado que tinha morrido. O mesmo vai então buscar Cosette, filha de Fontina a Montfermeil, tratando-a como sua filha. São então perseguidos por Javert e em Paris refugiam-se num convento, onde viverão durante alguns anos. Quando Cosette se tornou numa mulher, abandonaram o convento e instalaram-se em Paris. Aí Cosette apaixona-se por Mariun, estudante de direito que lutava pela causa da Revolução Francesa, abraçando a causa popular.


Todos os dias, Marius passeava no Jardim de Luxemburgo. Ao caminhar, começou a observar um velho com uma jovem, sempre sentados no mesmo banco na extremidade de uma das alamedas mais solitárias. O homem, de uns sessenta anos, cabelos brancos, sério, parecia pouco comunicativo. Desajeitado, sempre vestida de preto, a jovem parecia uma aluna de internato. Ficou seis meses sem ir ao parque. Ao voltar a frequentá-lo, teve uma surpresa. O velho era o mesmo. Mas a jovem transformara-se numa linda mulher. Vestia-se com elegância. E tinha lindos olhos. Certa vez, quando Marius passeava na alameda, ela ergueu o rosto com timidez. Viu neles uma emoção inexplicável.



Numa das lutas de rua, nas barricadas de Paris, Jean Valjean salva Marius da morte num tiroteio contra as forças da ordem. Jean Valjean transportando Marius às costas, sai da cena de batalha utilizando os esgotos de Paris. Depois de restabelecido, Marius casa com Cosette e descobre que esta é senhora de uma herança de seiscentos mil francos.

No fim da história e com cerca de sessenta e poucos anos, Jean Valjean morre rodeado por Cosette e Marius, depois de uma vida de grande sofrimento, tendo-se transformado depois daquela noite na casa do bispo, num homem bom, justo e solidário.
Cossete e Marius ajoelharam-se. Beijaram suas mãos. Apenas acabou de falar, Jean Valjean inclinou-se para trás. Ao clarão dos dois castiçais de prata, acesos, viam-se seus olhos fechados.
E assim termina o livro.

Para quem quiser ler, está disponível na internet uma versão ebook. Para baixar o livro completo, clique aqui para o volume 1, aqui para o volume 2, aqui para o volume 3, aqui para o volume 4 e, finalmente, aqui para o volume 5.

UPDATE
Como vi ali nos comentários que a Fabiane me chamou a atenção para os links que não estão mais funcionando, achei em outro lugar os volumes para baixar. Eles estão aqui.

Eu achei várias capas do livro na internet, de várias línguas e outros autores, e estas se encontram pelo texto. Esse livro sem dúvida é um grande clássico da literatura. Além de ter uma versão em DVD.

No próximo post coloco um pouco sobre o Victor Hugo e também um pouco sobre o Walcyr Carrasco.

Até.

11 comentários:

  1. Eu li esse livro coma adaptação de Walcyr Carrasco,e é muito bom!



    Abraços e beijos de,

    João Pedro

    ResponderExcluir
  2. Vocês que leram esse livro co a adaotação de Walcyr Carrasco, poderiam me dizer onde posso encontrá-lo? Preciso lê-lo .. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é maravilhoso, esse e muitos outros livros podem ser baixados no site http://www.livrosgratis.net/
    na seção literatura estrangeira..eu estou terminando Os miseráveis adaptação Walcyr Carrasco, mas o arquivo .rar ja vem com outras versões completas do mesmo livro. E anita você é linda.

    ResponderExcluir
  4. Esse trecho não corrosponde a fidelidade do livro, pois jean fugiu da cadeia sewndo então perseguido pelo inpetor de policia.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Seu comentário sobre o livro "Os Miseráveis" de Victor Hugo está nota 10. Sou professora e estou elaborando uma prova para o segundo ano. Sua análise me ajudará bastante. Muito obrigada. Senti-me dentro de uma biblioteca com a imagem de estante de livros.
    Abraço,
    Rosi

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a todos pelos comentários, mesmo depois de muito tempo :H

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. eu também Já li esse livro com adaptação de Walcyr Carrasco,o melhor livro que eu já li..

    ResponderExcluir
  8. Ótimo ,seu resumo ,já li esse livro....Gostei bastante!

    ResponderExcluir
  9. Oi Anita! Tentei baixar mas os link não estão mais disponiveis! :(
    Por um acaso tu não teria eles no teu computador? Quero muito ler, se alguém puder, poderia manda pro meu e-mail bibi_delagoung@hotmail.com ? Agradeceria muitooo! Beijos! Não acho em lugar nenhum os 5 livros pra download, só uns resumos sem muito conteudo =/

    ResponderExcluir
  10. SOU FÃ DESSA HISTORIA EU LI O LIVRO QUANDO EU TINHA 11 ANOS E DEPOIS DE ALGUNS ANOS EU VI O FILME COM O ATOR LIAN NEELSON

    ResponderExcluir

O que você acha de tudo que eu falei?