Páginas

27 de janeiro de 2009

Os Miseráveis - autor

Então estou aqui, como prometido, colocando um pouco sobre o Victor Hugo e Walcyr Carrasco.

Victor Hugo

Aos quinze anos recebeu um prêmio em um concurso de poesia da Academia Francesa. A partir desse momento resolveu dedicar-se à carreira literária: "serei um Chateaubrian ou não serei nada". Victor-Marie Hugo foi um escritor e poeta francês de grande atuação política em seu país. É autor de Les Misérables, sua melhor peça, e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras. Demonstra uma forte tendência ao estranho, ao maravilhoso, ao exótico e ao pitoresco. Estadas em Nápoles e na Espanha acabaram por influenciar profundamente sua obra. Rival de Lamartine, deseja se afirmar como o único e maior poeta lírico da França.
Funda com os seus irmãos em 1819 uma revista, o Conservateur littéraire (Conservador literário), que já chama a atenção para o seu talento. No mesmo ano, ganha o concurso da Académie des Jeux Floraux. O seu primeiro recolhimento de poemas, Odes, é publicado em 1822: tem então vinte anos.

Criado por sua mãe no espírito da monarquia, acaba por se convencer, pouco a pouco, do interesse da democracia ("Cresci", escreve num poema onde se justifica). A sua idéia é que "onde o conhecimento está apenas num homem, a monarquia se impõe." "Onde está num grupo de homens, deve fazer lugar à aristocracia. E quando todos têm acesso às luzes do saber, então vem o tempo da democracia". Tendo se tornado favorável a uma democracia liberal e humanitária, é eleito deputado da Segunda República em 1848, e apóia a candidatura do "príncipe Louis-Napoléon".

Exila-se após o golpe de Estado de 2 de Dezembro de 1851, que condena vigorosamente por razões morais em "Histoire d'un crime". Durante o Segundo Império, em oposição a Napoléon III, vive em exílio em Jersey, Guernsey e Bruxelas. É um dos únicos proscritos a recusar a anistia decidida algum tempo depois: « Et s'il n'en reste qu'un, je serai celui-là » ("e se sobra apenas um, serei eu").
Com a morte da sua filha, Leopoldina, começa a descobrir e investigar experiências espíritas relatadas numa obra diferente nomeada "Les tables tournantes de Jersey".
De acordo com seu último desejo, seu corpo é depositado em um caixão humilde que é enterrado no Panthéon.
Tendo ficado vários dias exposto sob o Arco do Triunfo, estima-se que 1 milhão de pessoas vieram lhe prestar uma última homenagem.

Walcyr Carrasco

É um escritor, dramaturgo e autor de telenovelas brasileiro. Walcyr também é autor de livros infantis, como "Vida de droga" e "O Menino Narigudo", usados como livros paradidáticos nas escolas brasileiras. Por exemplo, "O Soldadinho de Chumbo e outras histórias", "Lendas e Fábulas do Folclore Brasileiro (Volume II)", "Anjo de Quatro Patas", "A Palavra não dita", "O Patinho Feio e outras histórias", "A Rainha da Neve", "Em Busca de um Sonho", entre muitos outros, tendo o primeiro livro lançado em 1998 e o último, agora em 2009.
A carreira teve início quando ele trabalhou como jornalista nos principais veículos da imprensa. Sem falar nas inúmeras novelas que ele escreveu. Alguns bons exemplos, são: Xica da Silva, O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, O Profeta, entre outras. Ainda tem as minisséries, séries e seriados e peças de teatro. Ele tem uma boa contribuição de entretenimento.

4 comentários:

  1. Agora só falta ler o original!

    ResponderExcluir
  2. o livro e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito.................................................

    ResponderExcluir
  3. è um livro muito legal pena que eu não acho o resumo de cada capitulo da versão Walcyr Carrasco

    ResponderExcluir
  4. Olivro é muito interessante adorei!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

O que você acha de tudo que eu falei?