Páginas

12 de março de 2010

O Curioso caso de Benjamin Button e outras histórias da Era do Jazz



Nome: O curioso caso de Benjamin Button
Autor: F. Scott Fitsgerald
Editora: José Olympio
Nacionalidade do autor: norte-americana
Lançamento: 2009
Número de páginas: 280





Originalmente, o nome do livro era Seis contos da Era do Jazz. Depois do enorme sucesso que o filme proporcionou - o que já era de se esperar - aparece um livro com o nome do filme em destaque, como se fosse o livro falando apenas do Curioso caso de Benjamin Button.  Mas isso é bom, pois depois de ver o filme, fiquei com vontade de ler o livro como, eu acho, muitas pessoas também.

Muitas pessoas não sabiam nem que era um conto, por exemplo, a minha mãe levou tão a sério o filme e já estava achando que era baseado em fatos reais. Ou então, muitos não sabiam em qual livro foi publicado, se é que ainda existia ele, afinal o livro foi publicado na década de 20. E pela época, o livro é bem feliz, apesar de algumas brigas dos personagens.

No começo do livro tem 33 páginas falando sobre o autor, sobre a dificuldade que este teve para escrever esses contos, entre outras coisas legais.

O livro é composto por 9 contos, daí já percebe que foram adicionados mais dois contos. Pois bem, adorei ler todos eles, principalmente o do Benjamin que vai ter um pouco de destaque aqui.
Todos os outros contos falam de um homem que se apaixona por uma mulher e, assim, descreve a vida do homem em torno dessa paixão e algumas coisas a parte.

O primeiro conto se chama O boa-vida.
Ele realmente é um boa-vida. Não trabalha, já passou um pouco da idade de ficar nas custas dos pais. Mas ele é apaixonado por uma mulher.

Tem um que se chama Costas do Camelo. Achei muito engraçado. E mais uma vez ele conta a vida de um jovem que tenta conquistar a mulher mais cobiçada da época. Para continuar a sua missão, vai a uma festa a fantasia, pois a sua amada vai estar lá. Sem ter muitas opções na loja de fantasias, ele compra uma de camelo, mas precisava de outra pessoa para ser o traseiro do bichano. A partir disso, acontece mil e uma confusões e tem todo um desenrolar, muito engraçado mesmo.

conto do Benjamin não tem tantas páginas. Ele tem umas 6 páginas, mas pelo tamanho do filme, já estava pensando que era umas 15 páginas ou, no mínimo, o livro inteiro. O começo do conto não tem muita coisa parecida com o filme. Por exemplo, no filme, o pai dele o rejeita quando criança, no livro conta que ele nasce  um pouco grande e já pedindo uma bengala ao pai, e este sai correndo para comprar. Mas até que tem algumas coisas parecidas, por exemplo, que ele se apaixona por uma menina. Mas isso tem em todos os contos desse livro, não ia ser esse que não teria.

Tem um outro conto que é apenas duas páginas e esse foi o que eu menos gostei. Achei muito sem nexo. As botas super sei lá o que mais.

Então é isso.

Estou terminando de ler A vida, o Universo e Tudo Mais e depois faço um resumo básico como esse e pronto.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha de tudo que eu falei?