Páginas

22 de janeiro de 2010

Sherlock Holmes

Nome: Um Estudo em Vermelho 
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Editora: L&PM Pocket 
Nacionalidade do autor: britânica
Lançamento: 1887 
Número de páginas: 82










Depois que saiu o filme do Sherlock Holmes, imagino que muita gente ficou com vontade de ler como ele desvenda os seus outros casos. Eu já assisti o filme e gostei bastante. Muito detalhista e perfeccionista como só ele sabe.

Arrumando as minhas coisas para a mudança de casa, acabei achando uns trechos de um dos livros dele. É o primeiro livro de toda a série. É onde o Watson conhece o Holmes e eles começam a morar juntos. O livro em questão é Um estudo em vermelho.


O trecho abaixo mostra como ele é tão bom detetive.

A partir de uma gota de água, dizia o articulista, um pensador lógico poderá inferir a possibilidade de um Atlântico ou de um Niágara, sem ter jamais visto um ou outro ou, sequer, ouvido falar a respeito. Assim, a vida é uma grande cadeia, cuja natureza pode ser depreendida a partir do simples confronto com um de seus elos. Como toda as artes, a Ciência da Dedução e da Análise só pode ser adquirida mediante um longo e paciente aprendizado, mas a vida não é longa o bastante para permitir que um mortal atinja o mais alto grau de perfeição nessa área. Antes de voltar-se para esses aspectos morais e mentais da questão, que são os que apresentam as maiores dificuldades, o pesquisador deve começar pelo domínio dos problemas mais elementares. Ao conhecer um homem, que ele aprenda a deduzir, só por olhá-lo, qual sua história, seu ofício ou profissão. Por mais infantil que esse exercício possa parecer, desenvolve as faculdades de observação e ensina para onde se deve olhar e com que intenção. As unhas de um indivíduo, as mangas de seu casaco, seus sapatos, os joelhos de suas calças, os calos do indicador e do polegar, sua expressão, os punhos de sua camisa, todos esses detalhes revelam a profissão de um homem. É quase inconcebível que tudo isso reunido deixe de esclarecer um observador competente.
- Quanto disparate! - desabafei, jogando a revista sobre a mesa. - Nunca li tanta bobagem na vida.
- O que é? - perguntou Sherlock Holmes.
- É este artigo - disse, apontando-o com a colher para o ovo, enquanto me preparava para iniciar o desjejum. - Você já leu, está assinalado a lápis. Não nego que foi escrito com inteligência, mas é irritante. Sem dúvida, é teoria de desocupado, alguém que desenvolve todos esses pequenos paradoxos a portas fechadas em seu gabinete. Não é nada prático. Gostaria de vê-lo sacolejando num vagão de terceira classe do trem subterrâneo para perguntar-lhe quais as profissões de seus companheiros de viagem. Apostaria mil por um contra ele.
- Perderia seu dinheiro - observou Holmes calmamente. - Quanto ao artigo, eu o escrevi.
- Você?
- Sim. Tenho tendência a observar e a deduzir. As teorias que expus aí, e que lhe parecem tão fantasiosas, são extremamente práticas, tanto que dependo delas para comer e beber.
- E como? - perguntei sem querer.
- Bem, trabalho por conta própria. Imagino que seja o único no mundo com meu ofício. Sou detetive-consultor, se entende o que quero dizer. Aqui, em Londres, há muitos detetives particulares e a serviço do governo. Quando eles têm dificuldades, procuram por mim e tento colocá-los na pista certa. Apresentam-me todos os indícios e, graças a meus conhecimentos da história do crime, geralmente consigo encaminhá-los corretamente.
No filme eu acho que ele fez exatamente isso para descrever a vida da noiva do Watson. Ops.. falei  demais =p. Mas então, na procura pelo nome do livro, acabei achando ele na íntegra aqui  e pelo que percebi é uma das primeiras edições.  Boa leitura.

Quem ainda não assistiu o filme, eu recomendo.

6 comentários:

  1. I'm fã of Sherlock Homes Of truth Love the livros of Sir Sherlock Homes ....

    ResponderExcluir
  2. Recomendo a série Sherlock da BBC. Benedict Cumberbatch é um dos melhores Sherlock Holmes que eu já vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, vou procurar sobre essa série. =)

      Excluir
  3. Recomendo a série da TV Granada dos anos 80. Benedict Cumberbatch é excelente, mas ninguém barra Jeremy Brett. Ele achava que era o próprio Sherlock.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, outra série sobre ele, que legal! Também vou procurar um pouco mais sobre essas séries. Obrigada pela sugestão. =))

      Excluir
  4. Sinceramente, acho que Elementar (Universal Channel) é uma série muito legal também. Não que seja exatamente como as séries sobre Sherlock Holmes, mas o Holmes em questão, o da série, é excepcionalmente parecido com o do livro. Jonny Lee Miller interpreta muito bem a versão atual desta lenda, fora a parte de que Watson é uma mulher. A série é bem viciante (entro em desespero quando não vejo) e eu, como uma boa fã de Holmes, indico aos que também o ama tanto quando eu. Atualidade e peculiaridade são dois dos vários fortes da série, então não se torna enjoativa e cai no gosto de qualquer um.
    Ah, pra assistir a série também tem que prestar bastante atenção, já que as pistas dos mistérios são visíveis (mesmo ninguém conseguindo desvendar, a não ser o próprio Sherlock), o que faz com que também nos sintamos detetives.
    Superlegal e eu indico: #Elementary. Assistam. ;)

    ResponderExcluir

O que você acha de tudo que eu falei?