Páginas

29 de abril de 2009

A Terra e seus riscos!

Os cientistas ficam se preocupando com o universo, o mundo quântico e sobre o planeta em que vivem sabem pouco.

"Sabemos surpreendentemente pouco sobre o que acontece sob nossos pés. É inacreditável que, quando Ford começou a fabricar automóveis e o campeonato de beisebol Worl Series começou a ser disputado, ainda não soubéssemos que a Terra possui um núcleo. E a idéia de que os continentes flutuam sobre a superfície como ninféias só se tornou um conhecimento comum há menos de uma geração. 'Por incrível que pareça', escreveu Richard Feynman, 'compreendemos a distribuição da matéria no interior do Sol bem melhor do que compreendemos o interior da Terra.'"


Em um capítulo chamado "Beleza perigosa" comenta a "natureza vulcânica" do Parque Nacional de Yellowstone. E nele tem o maior vulcão tão explosivo "que se abrem numa única ruptura poderosa, formando uma vasta cratera"

"Por coincidência, justamente naquela época, a NASA decidiu testar algumas câmeras novas de grande altitude tirando fotografias de Yellowstone. Um funcionário atencioso enviou algumas cópias às autoridades do parque para que pudessem utilizar nos cartazes dos centros de visitantes. Assim que Christiansen pôs os olhos nas fotos, percebeu por que não fora bem-sucedido em suas tentativas: praticamente todo o parque - 9 mil quilômetros quadrados - era uma caldeira. A explosão havia deixado uma cratera com quase 65 quilômetros de diâmetro - grande demais para ser percebida no nível do solo. Em algum momento do passado, Yellowstone deve ter explodido com uma violência bem além da escala de qualquer coisa conhecida pelos seres humanos."

Depois de algumas páginas, ele revela.

"Os riscos em Yellowstone ameaçam tanto os funcionários como os visitantes. Doss teve uma sensação horrível a respeito desses riscos na primeira semana de trabalho, cinco anos antes. Bem tarde numa noite, três jovens funcionários de verão se envolveram numa atividade ilícita conhecida como hot-potting: nadar ou tomar banho em piscinas térmicas naturais. Embora o parque, por motivos óbvios, não divulgue esse fato, nem todas as fontes em Yellowstone são perigosamente quentes. Algumas são ótimas para tomar banho, e alguns funcionários de verão tinham o hábito, ainda que fosse contra as regras, de dar um mergulho a altas horas da noite. Imprudentemente, o trio se esqueceu de levar uma lanterna, o que é perigosíssimo, porque grande parte do solo ao redor das piscinas térmicas é crostoso e fino, e é fácil cair numa chaminé escaldante embaixo. Na volta ao alojamento, o grupo passou por um curso d'água sobre o qual teve de pular antes. Eles recuaram alguns passos, deram-se os braços e, contando 'um,dois,três', saltaram correndo. Na verdade, aquilo não era um curso d'água. Era uma fonte fervente. No escuro, eles haviam perdido o rumo, nenhum dos três sobreviveu."

Quem avisa amigo é. Meus pêsames.

Achei muitas fotos bonitas e umas até inacreditáveis. Veja.


2 comentários:

  1. Legais as fotos!

    Viu como não ser ético pode ser perigoso? :b

    ResponderExcluir
  2. As fotos são bonitas. Mas eu confesso que me dão muito medo, especialmente depois dessa história macabra.

    ResponderExcluir

O que você acha de tudo que eu falei?